TJ-MA deve realizar Novo Concurso Público 2019


Vagas foram confirmadas pelo presidente do TJ-MA e as regras do certame já foram publicadas no Diário Oficial da Justiça do Estado.

O Tribunal de Justiça do Estado Maranhão (TJ MA) deve publicar em breve edital de novo concurso público com previsão de preenchimento do total de 63 vagas. A confirmação foi feita em nota, na página do órgão, pelo presidente do TJ MA, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. O órgão publicou no Diário Oficial da Justiça do estado do Maranhão o regulamento com as regras básicas para elaboração do edital e as etapas do novo concurso público.

Previsão que inscrições do novo concurso TJ Maranhão seja publicado até julho de 2019

Segundo as últimas informações divulgadas pelo TJ MA, a elaboração da minuta do termo de referência do certame já foi concluída. A minuta do termo é necessária para que seja feita a contratação da banca organizadora. A previsão é que o edital de abertura de inscrições do concurso TJ MA seja publicado em julho de 2019. Poderá ainda ser iniciado em breve o processo de licitação para escolher a banca organizadora do concurso, que será a empresa responsável pelo processo de seleção.


Cargos concurso TJ Maranhão

Estão sendo cogitadas as vagas para os cargos de oficial de justiça, técnico judiciário e analista judiciário, embora essas confirmações ainda não estejam oficializadas. Entre os requisitos para o cargo de oficial de justiça do TJ Maranhão é preciso que o candidato tenha curso de nível superior em qualquer área de formação.

Provas concurso TJ Maranhão

Conforme é previsto, os candidatos do concurso público do TJ MA serão avaliados por prova objetiva, de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além de prova discursiva e avaliação de títulos.

Todos os candidatos de todos os cargos do concurso TJ MA serão avaliados por provas objetivas e já as provas discursivas devem ser aplicadas a cargos específicos, com conteúdos relacionados ao cargo pretendido.



Prova de títulos concurso TJ MA

Os candidatos aprovados nas provas escritas do concurso TJ MA serão ainda avaliados ainda pela prova de títulos, de caráter classificatório. As provas de títulos consideram na pontuação diplomas de cursos de doutorado, diplomas de pós-graduação e diplomas de mestrado. Para candidatos aos cargos de nível médio completo é considerado diploma de cursos de ensino superior completo.

Critérios de aprovação concurso TJ MA no edital

Segundo informações no site do poder Judiciário do Maranhão publicadas recentemente, serão estabelecidas no edital de abertura do concurso os critérios de aprovação e a pontuação das provas, como também das provas de títulos.

Último concurso realizado pelo TJ Maranhão foi em 2009

O último concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão foi realizado no ano de 2009 e foram disponibilizados 74 vagas, em diversos cargos. Os candidatos no concurso TJ MA 2009 foram avaliados por provas objetivas, prova discursiva, prova prática de digitação, além da análise de títulos, conforme o cargo. A prova objetiva contou com 40 questões, sendo deste total 10 questões de matemática e raciocínio lógico, 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de noções de informática e 10 questões de organização judiciária estadual.

A prova de conhecimentos específicos contou com 40 questões, sendo deste total, 20 questões de noções de direito civil e direito processual civil e 20 questões de direito processual penal e noções de direito penal. Já a prova discursiva teve cinco questões práticas sobre o conteúdo de conhecimentos específicos.

Adoniran Peres

Compartilhar:


Post Relacionado

Concurso CRO AC 2019 – Vagas, Inscrições

Certame do CRO-AC recebe inscrições dos interessados em suas vagas até o dia 15 de agosto de 2019. O CRO-AC, Conselho Regional de Odontologia do Acre, abriu edital de concurso público para provimento de novas vagas. Os cargos são para a cidade de Rio Branco…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *