Previsão do Novo Concurso do DETRAN-AL 2018


Novo pedido de concurso já foi enviado para o Ministério do Planejamento.

Se você reside em Alagoas e tem buscado oportunidades na sua carreira, temos uma boa notícia para você. Isso porque está sendo preparado para muito em breve pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran-AL, o novo concurso público do órgão.

Em divulgação oficial no Diário Oficial do Estado de Alagoas, na última segunda-feira, dia 4 de junho, foi realizado o despacho referente ao processo administrativo, visando a aprovação para o certame. No documento foi informado que o processo foi enviado ao Gabinete Civil, de forma que esse tome todas as providências cabíveis para o seguimento do processo de seleção de concursados.


Vale lembrar que ainda não foram divulgadas mais informações sobre o concurso. Sendo assim, não se sabe o quantitativo dos cargos e das vagas criadas e ofertadas durante a seleção.

Feita a publicação em Diário Oficial, o que se espera em relação aos preparativos para o novo certame é de que a autorização já possa sair nos próximos dias ou semanas. Por isso é importante ficar ligado para não perder nenhuma informação.

Servidores ativos

De acordo com o site de transparência do Detran de Alagoas, atualmente estão ativos no órgão 347 servidores. Desse total, 60 são analistas de trânsito, 184 são assistentes de trânsito, 2 são técnicos de planejamento, 47 são agentes administrativos e 5 são oficiais de apoio. Os demais cargos são em funções como programador, advogado e auxiliar em serviços diretos.



Déficit de funcionários

Há algum tempo o Detran-AL não realiza um concurso público. O último ano que se tem conhecimento é em 2001, totalizando 17 anos sem renovação de pessoas.

Segundo dados do departamento, o déficit atual de funcionários contabilizados é de 140 cargos vagos. A previsão é de que esse quadro possa se agravar, já que estão previstas 70 aposentadorias somente até o fim desse ano.

Paralisações de servidores

E a falta de pessoal já tem causado diversas consequências graves. No mês de dezembro de 2017 boa parte dos funcionários aderiram a uma paralisação.

As reivindicações feitas foram voltadas para a necessidade de novo concurso público, bem como para solicitar reajustes salariais. Mais uma greve aconteceu também em abril de 2018, com as mesmas cobranças da realização do novo certame.

Remuneração e Plano Salarial

Atualmente, a remuneração dos servidores do Detran de Alagoas é pautada de acordo com a lei de número 7.823, do dia 27 de setembro de 2016. Os salários partem de R$ 1.180 e chegam a até R$ 10.896,19, dependendo sempre do cargo.

Entre uma das reivindicações mais solicitadas pelos grevistas está o plano salarial. Conforme a Secretaria de Estado do Planejamento, de Gestão e Patrimônio, a Seplag, todas as estratégias têm sido pensadas para solucionar os problemas do Sindicato dos Servidores do Detran-AL.

Isso tem sido feito respeitando a situação financeira do Estado, sendo a Mesa de Negociação o principal canal para o diálogo junto aos servidores públicos e estaduais.

Para Roberto Martins, presidente do Sindicato de Servidores do Departamento Estadual de Trânsito, o novo concurso público do Detran de Alagoas é uma importante reivindicação de todos os servidores, se fazendo urgente a sua realização. Conforme ele, atualmente a carência é de 210 vagas.

Porém, a real necessidade de cargos somente será conhecida após a autorização para o certame.

O Detran-AL

O Detran do Estado de Alagoas é o órgão que possui a responsabilidade de coordenar, executar e controlar a política de trânsito, de forma a prestar um serviço com mais credibilidade, qualidade e em busca de um trânsito cada vez mais seguro. Sua missão é, portanto, focada na educação e na segurança, visando sempre preservar a vida.

Seus principais valores são: espírito de equipe, comprometimento, ética, eficiência, impessoalidade, moralidade, legalidade, responsabilidade socioambiental, transparência e probidade. Para mais, acesse https://www.detran.al.gov.br.

Kellen Kunz

Deixe o seu comentário