Novo Concurso Público para Delegado da PC-SE 2018 – Previsão


Cebraspe deverá ser a organizadora da seleção.

Dentre tantas vagas abertas em concursos públicos, muitas oportunidades pedem que os candidatos tenham como formação a carreira de Direito. Visto que, dentro da área jurídica, os profissionais podem ocupar diferentes cargos. E um dos últimos processos seletivos que pedem esse tipo de graduação é o da Polícia Civil do estado de Sergipe. Todas as vagas disponíveis nesse processo de contratação são para a função de delegado. Veja agora mesmo todas as informações deste concurso público que ainda está na fase inicial e que ainda não divulgou o edital para a consulta dos interessados.

As primeiras informações já disponíveis a respeito do novo processo seletivo da Polícia Civil de Sergipe

Como explicado anteriormente, o novo certame da Polícia Civil de Sergipe ainda está em fase inicial e o edital ainda não foi divulgado. Entretanto, já se sabe de algumas informações referentes a esse processo seletivo. Uma delas é sobre a banca organizadora, que será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe.


Para essa nova edição vão ser oferecidas cerca de dez oportunidades para a função de delegado. Lembrando que todos os candidatos precisam ter a formação em Direito para poderem concorrer a uma das vagas. Outro dado já confirmado é que os aprovados vão receber um salário de R$ 11.000,00. Ao final da carreira como delegado, os novos delegados podem ter um salário que pode chegar a um valor superior a R$ 20.000,00.

As demais informações sobre o cargo vão ser do conhecimento de todos quando o documento oficial, o edital, for publicado. A expectativa é que o edital não demore a ser divulgado. Pois é necessário que os candidatos tenham acesso ao documento para consulta e assim os ajudar para a preparação para este processo seletivo.

Sobre o último concurso da Polícia Civil de Sergipe

O órgão localizado na região do nordeste brasileiro realizou seu último concurso público para a função de delegado há mais de uma década. Naquele período, foram oferecidas 61 novas vagas de emprego. Desse total de novas oportunidades, 13 eram para candidatos portadores de necessidades especiais. Na ocasião a banca organizadora foi o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, o CESPE/ Unb.



É importante ter conhecimento sobre alguns pontos desse último processo seletivo, pois muitas características a respeito do concurso público de 2005 podem ser semelhantes ao do novo certame deste ano. Os candidatos foram avaliados por meio de seis tipos distintos de provas. Veja as informações sobre cada uma delas:

01ª avaliação: a primeira parte do concurso foi dividida entre exames de múltipla escolha e uma avaliação aberta ou discursiva. A prova de múltipla escolha foi composta por 120 perguntas, sendo: 70 questionamentos sobre conhecimentos específicos (medicina legal, legislação especial, direito processual penal, direito penal, direito constitucional e direito administrativo) e 50 sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa). A prova aberta pedia que os inscritos escrevessem sobre um dos seguintes temas: processual penal ou direito penal.

02ª avaliação: testes psicológico.

03ª avaliação: prova oral.

04ª avaliação: curso de formação profissional específico para o cargo de delegado. O curso é ministrado pela Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe e tem uma carga horária superior a 400 horas/ aula.

05ª avaliação: prova de títulos.

A primeira avaliação teve caráter classificatório e eliminatório. Já a segunda, terceira e quarta avaliação foi apenas eliminatória. A prova de títulos, que correspondia, a última etapa foi de caráter classificatório para os inscritos naquele certame. Todas as fases do concurso foram realizadas na cidade de Aracaju. Os candidatos tiveram um tempo de 4 horas e 30 minutos para resolver a primeira avaliação deste concurso público.

Para saber as novas informações sobre o concurso de 2018 acesse: http://www.ssp.se.gov.br/. Boa sorte!

Isabela Castro.

Deixe o seu comentário