Novo Concurso da Polícia Militar PR 2018 – Previsão


Seleção está na fase de escolha da banca organizadora.

Um dos concursos mais aguardados para nível médio desse ano certamente é o da PM/PR. Isso, tanto pelo respeito da corporação, como também pelas condições de trabalho e remuneração. Conforme portal LoveMondays, o salário base de um soldado da PM no Paraná é de R$ 3.905. Isso, sem incluir os benefícios.

O Concurso da Polícia Militar do Paraná já está encaminhado desde março, quando o Presidente da Comissão de Segurança Pública do Assembleia Legislativa, o deputado Mauro Moraes, realizou reunião com o governador do estado, Beto Richa.


De lá até aqui, os trâmites para que o edital saia continuam avançando. O próximo passo é a seleção da banca, uma vez selecionada, é questão de dias para o edital da PM/PR 2018 sair. Portanto, mão na massa dos estudos!

4 mil vagas para soldado da Polícia Militar do Paraná

A expectativa é que nesse concurso sejam abertas em torno de 4 mil vagas. Mauro Moraes conta que o efetivo de soldados da Polícia Militar do Paraná está defasado. Segundo ele, além das análises do presente foi observado uma questão estratégica para realização desse concurso.

Levando em consideração que existem trâmites burocráticos legais e administrativos até a efetiva atuação dos novos soldados, o tempo entre o concurso e a contratação podem passar de 1 ano. Também deve-se levar em conta que para os soldados entrarem na ativa é necessária aprovação no curso de treinamento para soldados da academia da Polícia Militar do Estado do Paraná.



Sendo assim, o concurso da PM/PR é dado como certo e breve.

Os editais anteriores da PM/PR

Quando um concurso público se aproxima e o edital está na iminência de sair, começam as especulações sobre o que vai cair na prova e como começar os estudos mesmo antes do edital oficial apresentar o conteúdo programático.

É tradição dos concursos das polícias manter uma linha coerente com os processos seletivos anteriores. Então, uma boa maneira de se adiantar é dar aquela olhada no último edital do mesmo concurso.

No caso da Polícia Militar do Paraná, o último edital contou com uma prova de 40 questões. Dessas, 10 de Português, 7 de Matemática, 6 de História, 6 de Geografia, 5 de Informática, 3 de Atualidades e outras 3 sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nesse mesmo concurso forma chamados 4445 soldados da PM/PR e mais 819 Bombeiros. A expectativa é que para o edital de 2018 esse número se mantenha próximo dos 4 mil convocados.

Quem pode participar e ser convocado no concurso da PM/PR?

Para pleitear uma das 4 mil vagas esperadas para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Paraná é preciso respeitar alguns requisitos. Um deles é a idade, somente serão aceitos nesse cargo pessoas entre 18 e 30 anos.

Outro ponto é a necessidade de carteira de motorista, habilitação “B”. Além desses, o candidato deve ter ciência que passará por uma investigação social, deve ter idoneidade moral e conduta correspondente ao cargo e função que irá exercer. Também é necessário estar quite com suas obrigações eleitorais e, no caso do sexo masculino, obrigações militares.

Além da prova de múltipla escolha com as 40 questões, os candidatos também passaram por outros funis de seleção, o principal deles é o teste de aptidão física para o cumprimento de suas atribuições como soldado da PM/PR.

Os candidatos aprovados também passarão por exame físico e exame de avaliação psicológica.

Posterior ao cumprimento de todas essas etapas, só então os aprovados ingressarão no curso de formação de Policiais Militares do Estado do Paraná.

Ass: Matheus Griebeler.

Deixe o seu comentário