Edital do Concurso da Funceme 2018 – Previsão


Edital do concurso deverá ser divulgado no início de maio de 2018.

Um dos concursos que ainda não constam da lista dos famosos concurseiros, mas que talvez poderão sair este ano, é o que deverá abrir vagas para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará, a Funceme.

Conhecida por todos os cearenses como a responsável pela previsão das chuvas para o estado do Ceará e pelo estudo e análise do tempo em todo o território cearense, o órgão foi motivo de citação pelo próprio governador do estado Camilo Santana.


Nas redes sociais, o chefe do executivo cearense não só anunciou como confirmou a realização de um processo seletivo para o preenchimento de vagas para a Fundação. Ele não especificou uma data certa, mas disse no último dia 17 de abril que o edital para o certame deverá ser publicado em um prazo máximo de duas semanas, ou seja, no início do mês de maio.

Camilo deu maiores detalhes sobre todo o processo de elaboração do concurso e disse que o último passo seria a assinatura do contrato com a responsável pelo pleito a Universidade Estadual do Ceará, UECE, através de sua Fundação, a FUNECE. Segundo os sites especialistas no assunto, esta informação já teria sido divulgada no ano passado por volta do dia 14 de novembro.

Além disto, já existe uma comissão formada que irá coordenar o concurso formado por três funcionários da própria Funceme e por servidores da Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará, num total de cinco integrantes, sendo a mesma presidida por Meiry Sakamoto, lotada na própria Fundação de estudos meteorológicos.


Com a confirmação em público do próprio governador do estado, o edital a ser publicado no começo do mês de maio deverá abrir vagas para 40 novos servidores, sendo 35 para a função de pesquisador e 5 para o cargo de analista de suporte para a pesquisa.

De acordo com os dados publicados pela própria comissão coordenadora do concurso, a remuneração inicial deverá ser de R$ 3.440,34 e para os candidatos interessados em participar do processo seletivo é necessário formação superior específica para qualquer um dos cargos pretendidos.

Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre a FUNCEME, o órgão faz parte do quadro de fundações estaduais mantidas pelo governo do Estado do Ceará e que possui como principal objetivo a pesquisa sobre os diversos aspectos da geografia física do estado do Ceará.

Através dos conhecimentos aplicados pela pesquisa de caráter geográfico, a Fundação é capaz de atuar contribuindo com os dados obtidos a partir de estudos feitos no território cearense sobre as condições tanto físicas quanto meteorológicas com a elaboração de políticas públicas em cada região do estado.

Deste modo, ela se concentra na atuação em quatro aspectos diferentes: a monitorização do clima, dos recursos hídricos, dos recursos ambientais e da meteorologia em todos os pontos do estado.

Todos estes dados são obtidos através de pesquisas feitas de modo permanente nos quais os seus pesquisadores estão aptos de empregar as mais modernas metodologias de cunho científico na obtenção de dados precisos sobre as variáveis citadas acima.

Com posse destes dados, o governo estadual tem a capacidade de elaborar políticas governamentais mais precisas e eficazes para uma gestão adequada dos diversos recursos hídricos e assim pode contribuir para a uma melhoria da qualidade de vida da população cearense.

Neste contexto inclui-se também uma das mais famosas atuações do órgão sobre a previsão da chuva em todo o estado, o que se popularizou de maneira muito rápida em todo o território cearense.

O povo cearense famoso por sua sabedoria popular já aprendeu a esperar pela previsão da FUNCEME se vai chover ou não e gosta de comprovar tal previsão.

Emmanoel Gomes

Deixe o seu comentário