Concurso STM 2018 – Previsão de Edital


Seleção deverá ofertar 42 vagas de nível médio e superior.

Muita gente está na expectativa da abertura de concursos públicos em todo o país. Uma notícia que acaba de chegar e que pode agradar a muitos é a de que o edital de abertura do novo concurso público do Superior Tribunal Militar está previsto para ser publicado nos próximos dias. Conforme anunciou o órgão, a publicação deve ser realizada entre os dias 18 e 22 desse mês de dezembro.

A empresa escolhida para organizar e executar o certame foi o Cebraspe, muito conhecido como Cespe/UnB.. A contratação se deu por meio de processo licitatório em que participaram outras empresas. A assinatura de contrato por ambas as partes aconteceu no último mês de novembro.


De acordo com as primeiras informações, o concurso público do STM irá disponibilizar no mínimo 42 oportunidades em cargos que exigem formação de nível médio e também superior, contudo, esse quantitativo pode aumentar até o dia em que o edital seja publicado, pois existe um relevante número de servidores do órgão que devem se aposentar. E já pensando nas futuras aposentadorias, o concurso também será para a formação do Cadastro de Reserva ( CR).

Já ficou definido pelo órgão que os aprovados no certame serão lotados na sua sede que está localizada em Brasília, assim como em algumas auditorias que representam a 1ª Instância do STM, que se localizam nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG, Santa Maria/RS, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Bagé/RS, Manaus/AM, Curitiba/PR, Belém/PA, Recife/PE e Campo Grande/MS.

Embora o edital ainda não tenha sido publicado, já se pode afirmar que as vagas serão para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário.



Quem quiser se candidatar e concorrer a uma vaga de Técnico precisa possuir formação de nível médio. Já quem desejar entrar na concorrência pelo posto de Analista deverá possuir formação de nível superior nas especialidades disponíveis nos cargos.

O concurso STM para o cargo de técnico irá oferecer oportunidades nas seguintes especialidades:

– Administrativa: 27 vagas;

– Apoio Especializado em Programação: 3 vagas.

Já o cargo de Analista será distribuído nas seguintes especialidades:

– Área administrativa: 1 vaga;

– Áreas judiciárias: 5 vagas;

– Área de apoio especializado em análise de sistemas: 1 vaga;

– Área de apoio especializado em contabilidade: 1 vaga;

– Área de apoio especializado em engenharia civil: 1 vaga;

– Área de apoio especializado em estatística: 1 vaga;

– Área de apoio especializado em revisão de texto: 1 vaga.

De acordo com o que foi informado pela assessoria de comunicação do Superior Tribunal Militar, a remuneração inicial de um profissional no cargo de técnico é no valor de R$ 6.167,99, enquanto que a remuneração inicial prevista para o cargo de analista é em torno de R$ 10.119,93.

Quem se inscrever deve realizar provas objetivas com questões em que contarão com as opções “certa ou errada”. As provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras, inclusive nos municípios de Santa Maria/RS, Juiz de Fora/MG e Bagé/RS.

O último concurso público realizado pelo STM aconteceu no ano de 2010. Na época foram disponibilizadas para a concorrência o total de 106 vagas entre as carreiras de técnico e analista judiciário. Na ocasião a empresa contratada para organizar o certame foi a Cespe/UnB, agora denominada Cebraspe.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar este concurso, fique atento a publicação do edital de abertura que deve acontecer nos próximos dias. Se preferir comece a se preparar para a realização das provas, pois os concursos do STM são geralmente muito concorridos, principalmente em tempos de crise na economia como estes que estamos enfrentando em que muitas pessoas se encontram desempregadas.

Sirlene Montes

Deixe o seu comentário