Concurso SEE MG 2018 foi Autorizado


Certame foi autorizado e prevê o preenchimento de 16 mil oportunidades na carreira de Professor de Educação Básica para Regência de Aula.

Muitos concursos públicos estão previstos para serem autorizados no ano de 2018, dentre eles estava o concurso público da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, porém o concurso SEE MG acaba de ser autorizado, o que é uma excelente notícia para quem já o aguardava.

É isso mesmo, acaba de ser anunciado que a Comissão de Orçamento e Finanças, que pertence a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do estado de Minas Gerais, o conhecido como SEPLAG, autorizou a realização de mais um concurso da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.


De acordo com as primeiras informações o concurso irá disponibilizar para a concorrência o total de 16 mil oportunidades para a carreira de Professor de Educação Básica para Regência de Aula, os cargos para professores de disciplinas e mais 700 vagas para a carreira de Especialista em Educação Básica.

Essas vagas serão distribuídas por 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais.

Agora que a autorização foi liberada, o próximo passo será a elaboração do edital de abertura do concurso que já foi iniciada e a contratação da empresa que ficará responsável em organizar e executar o certame, que também já está em andamento.



A SEE MG durante este ano de 2017 realizou um elevado número de nomeações, chegando a um total de 50 mil nomeados. A proposta de agora é de que com esse novo concurso o número de profissionais efetivados aumente e contribua para a qualidade da educação do estado de Minas Gerais.

Ainda não se pode afirmar como de fatos e dará a realização deste concurso, mas se nos basearmos no último certame realizado no estado, podemos afirmar que os candidatos terão que realizar uma prova objetiva de múltipla escolha, que possui caráter eliminatório e também classificatório, além disso, terão que passar por avaliação de títulos que e também possui caráter classificatório.

Como já foi dito anteriormente as vagas serão para os cargos de Especialista em Educação, para atuação como Orientador e Supervisor e também para professor da Educação Básica que deverá atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também nos anos finais do Ensino Fundamental.

Assim, a carga horária de trabalho destes profissionais devem variar, sendo de 24 horas por semana para os Especialistas em Educação e para os Professores de Educação Básica dos Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Já os Professores de Educação Básica das disciplinas de Arte/Artes, Educação Física, Biologia/Ciências, Geografia, Filosofia, Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, Física, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, História, Matemática, Língua Portuguesa, Sociologia e Química será entre 8 e 24 horas por semana.

Ainda não existem informações em relação ao salário dos cargos oferecidos, pois esta informação não constava no documento de solicitação de autorização. Mas baseando-se no último certame da SEE MG realizado no ano de 2011, estes cargos possuíam um ganho no valor de R$ 1.320,00, que deve ser reajustado.

Assim que o edital de abertura for publicado os interessados terão acesso a todas as informações do concurso e também ao período em que as inscrições poderão ser realizadas.

É comum que os inscritos tenham que pagar uma taxa que neste concurso deve estar em torno de R$60.

Os inscritos devem realizar uma prova composta por 20 questões sobre Conhecimentos Gerais, mais 40 questões de Conhecimentos Específicos, que deve ser realizada pelo período de 4 horas. Geralmente as provas são de múltipla escolha.

Para conseguir a aprovação no concurso o candidato precisa possuir como acertos o equivalente a 50% do total das questões de conhecimentos gerais e também 50% na prova de conhecimentos específicos. Uma porcentagem abaixo desse valor levará o candidatado a sua desclassificação

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário