Concurso Sabesp 2018 – Edital Publicado


Novo certame oferta 661 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 26 de março de 2018.

No mês passado, última quarta-feira, dia 28 de fevereiro, foi publicado o edital do novo concurso público promovido pela Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. De acordo com as informações do mesmo documento, o processo de seleção visa prover, na totalidade, cerca de 661 vagas, que serão distribuídas tanto na capital, como na Grande SP; no interior e no litoral. Uma parte destas vagas está destinada a formar o cadastro reserva, CR. Trata-se de um certame público que oferece cargos para pessoas em três classes: com nível fundamental, nível médio e nível superior de formação acadêmica.

Para os candidatos que possuem formação apenas em nível fundamental, os cargos ofertados são: setor de agente de saneamento ambiental, com 256 postos; posto de motorista operador de equipamentos automotivos, com 15 vagas e posto de oficial de manutenção nas áreas de caldeiraria, com uma vaga; posto de civil, com duas vagas; posto de elétrica, com 33 vagas; posto em mecânica, com 19 vagas e posto de soldador, com quatro vagas.


Para os candidatos com ensino médio completo, a oferta de vagas se destina aos seguintes cargos: posto de atendente a clientes, com 16 vagas e posto de técnico em gestão, com 50 vagas.

Para os candidatos que, além de ensino médio, possuem formação técnica, a oferta de vagas abrange: posto de técnico em gestão – informática, com três vagas; posto de controlador de sistemas de saneamento, com uma vaga; posto de técnico de segurança do trabalho, com quatro vagas e posto de técnico em sistemas de saneamento nas áreas de agrimensura, com uma vaga; posto de automação, com uma vaga; posto de edificações, com 22 vagas; posto de eletromecânica, com 13 vagas; posto de eletrônica, com três vagas; posto de eletrotécnica, com seis vagas; posto de mecânica, com sete vagas; posto de química, com 50 vagas; posto de química de meio ambiente e saneamento, com 23 vagas; posto de saneamento com oito vagas e posto de telecomunicações, com uma vaga.

Para os candidatos com formação em curso superior, as vagas ofertadas abrangem: posto de advogado, com 29 vagas; posto de biólogo, com uma vaga; posto de engenheiro nas seguintes especialidades: setor ambiental, com quatro vagas; setor civil, com 18 vagas; setor elétrico, com uma vaga; setor mecânico, com três vagas; setor sanitarista, com uma vaga e setor de segurança do trabalho, com três vagas; setor de médico do trabalho, com duas vagas; setor químico, com três vagas; posto de tecnólogo em construção civil, edifícios e obras hidráulicas, com duas vagas; posto de analista de gestão nas áreas de administração, com 33 vagas; posto de contabilidade com 10 vagas; posto de economia, com quatro vagas; posto de psicologia, com duas vagas; setor de publicidade e propaganda, com uma vaga; setor de relações públicas, com duas vagas e setor de sistemas, com três.



Os salários iniciais estão no valor de 3.058,80 reais, em relação às vagas destinadas ao nível fundamental e chegam a 4.854,34 reais, para os cargos que exigem ensino médio e no valor de 8.804,74 reais em relação aos cargos exclusivos de curso superior. Além dos salários existem os benefícios inclusos e mais: direito a vale-transporte, direito a participação nos resultados, direito a um plano de saúde, previdência suplementar e mais um seguro de vida em grupo.

O período de inscrições para esse certame se dará entre os dias 1º a 26 de março, sendo que o cadastro deve ser realizado por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, www.concursosfcc.com.br, que é a banca promovida para a organização deste concurso. As taxas foram estipuladas no valor de 50 reais para nível fundamental; 60 reais para médio e 70 reais para nível superior. A prova objetiva está agendada para o dia 6 de maio, consistindo em um caderno com questões de múltipla escolha.

Os conteúdos que fazem parte do programa deste certame da Sabesp abrangem: questões em língua portuguesa, em matemática e raciocínio lógico, em informática, em atualidades e questões sobre conhecimentos específicos, variando as matérias em conformidade com as carreiras. O edital do processo seletivo da Sabesp terá um período de validade de um ano, podendo ser prorrogável por até mais um ano, de acordo com o critério da companhia e o resultado definitivo está previsto para 19 de junho.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário