Concurso Previsto Susipe 2018 – Edital em Breve


Novo concurso da Susipe deverá ser realizado em breve. A banca organizadora da seleção será a AOCP.

O edital para o próximo concurso público da Superintendência do Sistema Prisional – Concurso SUSIPE 2017/2018 – deve ser divulgado ainda este mês. De acordo com as informações divulgadas até o momento serão oferecidas oportunidades para candidatos com formação de nível médio e nível superior.

A banca organizadora para a realização deste concurso foi escolhida no mês de agosto. Será a Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA (AOCP).


Outra ação que já foi tomada foi a formação da comissão que ficará a cargo da organização do certame.

Com relação às vagas o governo do estado informa que a maior parte será direcionada para o cargo de Agente Prisional. Até pouco tempo atrás a previsão era de que fossem disponibilizadas 2.000 vagas para a função, mas agora esse número caiu para 969.

Ainda assim, há a expectativa de que os classificados sejam convocados durante o prazo de validade do concurso para a formação de cadastro de reserva.



Concurso SUSIPE 2017/2018 – Cargos e Vagas

Quando a previsão era de 2.000 vagas a distribuição feita envolvendo os cargos de nível médio estava voltada para as seguintes funções: agente prisional com 500 vagas, eletricista com 5 vagas, técnico em enfermagem com 143 vagas, assistente de informática com 12 vagas e assistente administrativo com 107 vagas.

Para o nível superior havia vagas para as seguintes funções: técnico em gestão de informática, engenheiro de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia civil, técnico em gestão de infraestrutura em arquitetura, médico psiquiatra, enfermagem, técnico em gestão penitenciária em serviços social, estatística, biblioteconomia, ciências contábeis, biomedicina, psicologia, pedagogo/especialista em educação, odontologia, medicina, técnico de administração e finanças em administração.

Autorização para o concurso

No mês de setembro de 2016 a Secretaria de Estado da Administração já havia confirmado a realização de um novo concurso público para Agente Prisional. Na época, a secretária do órgão, Alice Viana, havia confirmado a intenção de abrir um certame com mais de duas mil vagas.

Principais requisitos exigidos

Além do grau de escolaridade, os candidatos interessados em participar do concurso precisam ter capacidade física e aptidão psicológica que sejam compatíveis com as exigências do cargo, não ter condenação criminal transitada em julgado, não ter recebido sanção administrativa que impeça o exercício de cargo público, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais além de ter no mínimo 18 anos de idade.

Salários oferecidos

O valor dos salários não foi informado. Entretanto, tomando como base o último concurso os salários podem chegar ao valor de R$2.304. Porém, é bem provável que as remunerações deste concurso sejam superiores fora os benefícios que serão oferecidos aos convocados.

Edital, provas e inscrições

A data de divulgação do edital ainda será definida. Somente depois disso é que informações mais detalhadas sobre as provas e inscrições serão divulgadas.

Último edital SUSIPE

O último edital lançado pela SUSIPE (2017) colocou a disposição dos candidatos um total de 154 vagas também para a função de agente prisional. Como se tratava de um processo seletivo, as avaliações foram feitas por meio de análise curricular e pesquisa social.

Já no novo concurso os inscritos devem ser avaliados e selecionados por meio de provas objetivas. Treinamentos básicos também estão previstos.

A SUSIPE

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE) foi criada no ano de 1977 por meio da Lei n° 4.713/77. Em 2004 foi transformada em autarquia e passou a ter autonomia administrativa e financeira. A SUSIPE é vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

Entre suas principais atribuições estão a reeducação, coordenação, planejamento institucional de pessoas egressas, internadas ou presas.

Acompanhe nossas atualizações diárias e não perca nenhuma novidade sobre o mercado de trabalho.

Por Denisson Soares

Deixe o seu comentário