Concurso Previsto Pefoce 2018 – Edital em Breve


A Pefoce tem previsão de realizar um novo concursos público ainda neste ano.

Quem se encontra na expectativa por novas informações sobre um possível concurso público da Pefoce pode começar a se animar, pois a realização do concurso já foi confirmada. Continue lendo este artigo e se atualize em relação a este novo certame no estado do Ceará.

Em um discurso realizado durante uma aula de inauguração da 4ª turma dos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar do estado do Ceará, Camilo Santana que é o atual governador do estado anunciou de forma oficial que um concurso público será realizado na Pefoce ainda neste ano de 2018.


De acordo com as palavras do governador a Pefoce, que é a polícia científica que atua em trabalhos de investigação e análise, é uma das melhores de todo o Brasil. Os peritos do Ceará podem contar com modernos equipamentos, sem falar da equipe de servidores que também é altamente qualificada. Dessa forma, para manter esse padrão de qualidade é necessário novos colaboradores e, por isso, existe a necessidade de realização de um novo concurso.

Informações recentes apontam que o governo do Ceará está com vários concursos já confirmados para serem realizados neste ano de 2018. Com o concurso da Pefoce somam-se 6 certames a serem realizados no estado.

Para quem não possui conhecimento sobre a Pefoce, a Perícia Forense do Ceará, iniciou suas atividades em janeiro do ano de 2008. Ela foi criada como órgão na modalidade técnico-científico possuindo vínculos com a SSPDS/CE, que é a Secretaria da Segurança Pública e com a Defesa Social do Estado do Ceará. Em pouco tempo o órgão conseguiu independência financeira, administrativa e patrimonial, incorporando assim as atividades do Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Identificação (II), hoje já extintos e do Instituto de Medicina Legal (IML). Além disso, o Laboratório de Perícia Forense foi criado.



Na atualidade, a Pefoce conta com um corpo de servidores que já de aproxima dos 400. Profissionais estes que atuam nos cargos de peritos auxiliares, peritos, auxiliares de perícia e também na área administrativa. No total, a Pefoce possui oito sedes, sendo que duas estão localizadas na capital e as seis restantes em unidades instaladas no interior do Ceará, mais precisamente nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Quixeramobim, Iguatu, Canindé e Tauá.

Agora que o concurso já foi anunciado pelo governador do estado, o próximo passo será a formação de uma comissão que ficará responsável pelo processo do concurso. Assim que formada esta comissão que deve ser composta por membros da Pefoce e áreas afins, uma empresa deve ser contratada para organizar e executar o certame. Essa contratação pode ser de forma direta ou por meio de processo licitatório, que demanda um tempo maior.

Feito isto, em pouco espaço de tempo o edital com todas as informações sobre o certame deve ser publicado aos interessados, assim como abertas as inscrições.

Como ainda não existe um edital de abertura não pode afirmar com precisão o número de vagas a serem disponibilizadas na concorrência, nem os cargos em questão. Contudo, ao que tudo indica os cargos a serem ofertados no certame poderão ser concorridos por candidatos que possuam formação de nível médio completa e de nível superior em várias especialidades e ainda Carteira Nacional de Habilitação de categoria "B", no mínimo.

O último concurso público realizado pela Pofece aconteceu no ano de 2011, quando foram oferecidas 170 vagas em diversos cargos.

Assim, passados 7 anos a expectativa de um novo concurso é realmente válida, pois muitos colaboradores do órgão já tiveram seus concursos vencidos e há postos vagos.

Nesse sentido, se você deseja fazer parte da Perícia Forense do Estado do Ceará, fique alerta para novas informações, pois já estamos iniciando o segundo semestre do ano de 2018 e a previsão é de que o concurso possa ser realizado ainda este ano.

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário