Concurso Previsto da Caixa para 2018


Rumores indicam que um novo concurso da Caixa poderá ser realizado neste ano de 2018.

Já estamos no terceiro mês de 2018 e muitos concursos públicos se encontram com inscrições abertas. Porém, muitas pessoas ainda se encontram na expectativa de um novo concurso da Caixa Econômica Federal seja aberto também para este ano, principalmente depois de terem surgido alguns rumores sobre o assunto.

Muitos brasileiros, diante da dificuldade que está conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho, passaram a ver os processos seletivos e concursos públicos com outros olhos. Afinal, a maioria dos certames oferece boas oportunidades, com bons salários e um bom tempo de contrato, o que em outras palavras significa estabilidade e segurança, tão em falta em tempos de crise como este em que estamos passando, que já levou milhares de pessoas ao desemprego.


Geralmente, os concursos da Caixa Econômica são muito aguardados e o número de inscrições, independente dos cargos disponibilizados, é surpreendente. Há pessoas que já começam a se preparar para a realização das provas antes mesmo que um novo concurso seja realizado pela instituição.

Bem, se este for o seu caso e você está aguardando a confirmação de um novo concurso da Caixa, a mesma ainda não realizou nenhum pronunciamento sobre isso, o que não significa que não será realizado um novo concurso.

A mais recente informação em relação a algum concurso da Caixa se refere a um concurso já realizado que terá sua validade prorrogada.



É isso mesmo, o último concurso da Caixa Econômica que foi realizado no ano de 2014, cuja validade era o ano de 2016, este foi oficialmente prorrogado, justamente pela falta de realização e um novo concurso para a substituição dos servidores. Contudo, esta prorrogação deveria ser de apenas dois anos, o que se deu em junho de 2016 e de lá para cá nenhum concurso foi realizado pela instituição.

Na ocasião em que o concurso foi realizado, o cargo disponível era de Técnico Bancário Novo e oferecia inicialmente uma remuneração no valor de R$ 2.025,00. No total foram disponibilizadas vagas para a formação de cadastro de reservas, porém de lá para cá já forma convocados mais de 1.200 inscritos que realizaram a prova, que fazem parte de um total de 32.500 candidatos que alcançaram aprovação. As lotações ocorreram em cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e também Paraná.

A Caixa que possui instalações em todo território brasileiro é uma instituição e grande movimentação, uma vez que é a responsável por administrar todos os recursos relacionados ao trabalhador e por isso a demanda de novos servidores é muito grande para que seu atendimento ao público seja realizado com eficiência.

No final do ano passado um projeto de um novo concurso público foi enviado ao Ministério do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, solicitando autorização. Contudo, outros pedidos e outros órgãos instituições também foram enviados e a resposta recebida foi de que o MPDG estaria analisando cada petição e aos poucos entre o ano de 2018 e 2019 iria conceder autorização para todos os concursos solicitados.

Diante dessa resposta, a expectativa de que esse concurso seja liberado é bem grande. Já que a Caixa possui a necessidade de novos servidores em seu quadro de profissionais, em razão de um déficit que pode levar ao comprometimento dos seus serviços à população.

Nesse sentido, se você possui interesse em prestar concurso para a Caixa Econômica fique atento a novas informações, pois o pedido ainda está tramitando no MPDG o que pode significar que ele possa ser liberado.

Continue se preparando para as provas, para isso verifique editais de concursos passados, pois assim que este concurso for autorizado, já se sabe que será um concurso bem concorrido. De qualquer forma, se não for realizado este ano, com certeza de 2019 não irá passar.

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário