Concurso PC SP 2018 – Vagas Abertas


Certame oferta vagas para os cargos de Escrivão e Investigador de Polícia.

No Estado de São Paulo um novo certame está sendo divulgado. Promovido em dois editais, o mais recente processo seletivo para cargos na Polícia Civil do Estado de São Paulo de 2018 visa ao preenchimento de, mais ou menos, 1.400 postos de trabalho na carreira de Escrivão, que dispõe de 800 vagas, e na carreira de Investigador de Polícia, com 600 vagas. A responsabilidade de organização deste concurso está nas mãos da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Vunesp.

Foi expedida, também, a devida autorização para que o órgão da Polícia Civil daquele Estado promovesse o novo concurso com a abertura de 2.750 postos de trabalho, organizados distributivamente entre as seguintes carreiras: Delegado, para candidatos com nível superior, 250 vagas; Escrivão, para candidatos com nível superior em qualquer disciplina, 800 vagas disponíveis (neste caso o edital foi publicado no último dia 05 de abril de 2018); Investigador, para candidatos com nível superior em qualquer disciplina, com 600 vagas disponíveis, cujo edital foi publicado no último dia 05 de abril de 2018; Agente Policial, para candidatos com nível médio de formação acadêmica, com 400 vagas disponíveis; Agente de Telecomunicação, para candidatos com nível médio de formação, com 300 vagas à disposição; Auxiliar Papiloscopista, para candidatos com nível médio de formação, com 200 vagas à disposição; e Papiloscopista, para candidatos com nível médio de formação e 200 vagas à disposição. Em todos os últimos casos citados, o edital ainda aguarda confirmação.


Os pré-requisitos que tornam os interessados aptos para participar deste processo seletivo são os seguintes:

– Ser brasileiro, ou seja, ter nascido no Brasil, ou, ao menos, usufruir dos princípios de concessão estipulados nos Decretos de número 70.391/72 e número 70.436/72 e o disposto na Constituição Federal, artigo 12, § 1º; é possível ser naturalizado ou se de nacionalidade portuguesa, será preciso dispor da tutela do Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, devidamente reconhecido em seus direitos políticos, dentro dos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal de 1988; estar em idade igual ou acima de 18; sem registros de antecedentes criminais; estar quite com as obrigações de serviço militar; o CPF deverá estar regularizado; dispor de perfeita capacidade física e mental para o devido exercício dos cargos; possuir Carteira Nacional de Habilitação, CNH, ao menos na categoria B; dispor de certificado de graduação em curso superior, conferido por universidade ou faculdade oficialmente registrada e reconhecida.

Os procedimentos para as inscrições neste novo Concurso Público da Polícia Civil 2018 são os seguintes:



As mesmas deverão ser cadastradas a partir das 10h do dia 16 do mês de abril de 2018, estendendo-se até às 23h59 do dia 15 do mês de maio de 2018. As inscrições necessitam ser efetuadas por meio do site oficial da própria organizadora deste certame: www.vunesp.com.br. O valor da taxa será unitário, estipulado em R$ 84,81. As provas serão ministradas no dia 10 de junho de 2018.

Este processo de seleção contará com prazo de validade de dois anos, computados desde a sua homologação no mesmo Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ser prorrogado somente uma única vez por até mais dois anos, conforme for o critério adotado pelos agentes da Secretaria de Segurança Pública. Esta oportunidade de carreira é ímpar para quem busca estabilidade e bons salários.

Por Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário