Concurso para Promotor do MP-PB 2018 – Inscrições


Seleção conta com 10 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho de 2018.

O Ministério Público do Estado da Paraíba, divulgou o edital de Abertura do seu concurso público, que tem por objetivo o preenchimento de 10 postos de trabalho para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.

O concurso terá duração de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.


Do total de 10 vagas, 1 vaga será destinada a candidatos com deficiência e 2 vagas serão destinadas a candidatos negros.

Inscrições

Antes de realizar as inscrições o candidato deve estar a par de todas as informações presentes no Edital e preencher todos os campos da Ficha de inscrições corretamente.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da internet, por meio do site http://www.concursosfcc.com.br/.



O prazo para realizar as inscrições teve início no dia 26 de junho de 2018 e vai até o dia 25 de julho de 2018, às 14 horas, de acordo com o horário de Brasília.

Taxa de Inscrição

Para validar a inscrição, o candidato deve efetuar o pagamento de um boleto referente a taxa de inscrição, que deve ser impresso após o preenchimento da Ficha.

O valor da taxa será de R$ 285,00 e é imprescindível que o pagamento seja efetuado dentro do prazo estipulado pelo órgão, pois pagamentos que forem feitos após essa data serão desconsiderados e a inscrição do candidato automaticamente cancelada.

A partir do dia 30 de julho de 2018, será possível que o candidato confira no site da Fundação Chagas, banca organizadora do concurso, se os dados de sua inscrição foram recebidos e o pagamento confirmado. Caso o órgão não tenha recebido os dados, o candidato deve entrar em contato com a instituição, por meio do número de telefone 011 3723-4388 para averiguar o que aconteceu.

Sobre as provas

O processo de seleção será a partir das seguintes provas: Prova Preambular; Prova Escrita; Prova Oral; Prova Prática e Avaliação conclusiva em Curso de Formação.

Prova Preambular, que terá caráter eliminatório e classificatório. A duração será de 5 horas e contará com 100 questões objetivas, que serão divididas entre 6 disciplinas principais e 8 disciplinas complementares.

As disciplinas principais serão: Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil e Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, sendo 12 questões de cada uma.

As disciplinas complementares serão: Direito Administrativo (4 questões); Direito Empresarial (4 questões); Direito Tributário (4 questões); Medicina Legal (4 questões); Direito Eleitoral (4 questões); Lei Orgânica do Ministério Público (4 questões); Lei de Organização Judiciária do Estado – LOJE (2 questões) e Língua Portuguesa (2 questões).

Essa etapa está prevista para acontecer dia 2 de setembro de 2018, no período da manhã.

A Prova Escrita (Discursiva), que terá caráter eliminatório e classificatório, será realizada em 2 etapas, cada uma com duração de 4 horas. A primeira etapa da prova discursiva está prevista para acontecer dia 24 de novembro de 2018 e a segunda etapa, no dia 25 de novembro de 2018. Ambas devem acontecer no período da tarde.

A Prova Oral terá caráter eliminatório e classificatório, com duração de no máximo 10 minutos. A data dessa prova ainda não foi definida.

A Prova Prática de Tribuna, que terá caráter classificatório, terá duração de no máximo 15 minutos para cada candidato. A data da prova prática ainda será definida.

Já a Avaliação conclusiva em Curso de Formação, terá caráter eliminatório e classificatório.

Os interessados em participar do concurso público promovido pelo Ministério Público do Estado da Paraíba devem acessar o site da Fundação Chagas, citado acima, e ler o edital por completo, para verificar se atende a todos os pré-requisitos e no caso de atenderem a todos eles, realizar as inscrições e efetuar o pagamento da taxa dentro do prazo.

Vale ressaltar que as vagas estão sujeitas à alterações.

Rosângela Rodrigues

Deixe o seu comentário