Concurso para Delegado da Polícia Civil de Goiás 2018


Seleção oferece 100 vagas. Inscrições até o dia 11 de julho de 2018.

Na parte leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central do Brasil, um novo certame público foi definitivamente oficializado. Trata-se do novo edital publicado na última terça-feira, dia 15 do mês de maio, que abre vagas para o processo seletivo destinado ao provimento de carreiras no posto de delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás, a PC-GO de 2018. O número oficial e total de funções disponibilizadas é de 100 vagas, das quais cinco estão reservadas aos candidatos com deficiência.

Esta carreira está instituída dentro de um padrão de remuneração cujo valor inicial chega a 19.242,52 mil reais. Para estar apto a concorrer a estas vagas será necessário comprovar atuação profissional nesse setor e possuir curso superior completo na área de direito. Todos os concorrentes classificados e contratados deverão atuar nos departamentos de delegacias no interior daquele Estado, dentro de um itinerário de trabalho que compreende uma jornada de 40 horas por semana.


Este processo de seleção estará sob a responsabilidade do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás, a UEG, determinado como banca organizadora. O certame terá o período de inscrições aberto a partir do dia 12 do mês de junho de 2018. Esse prazo se estenderá até às 23h59 do dia 11 do mês de julho de 2018, por meio da realização do devido cadastro de inscrição no próprio site do setor já indicado: www.nucleodeselecao.ueg.br. A taxa está estipulada em um valor único de 200 reais.

Este processo de seleção abrange oito etapas distintas: na primeira fase, agendada para o dia 12 de agosto de 2018, todos os candidatos resolverão as provas objetivas. Na fase seguinte, agendada para os dias 25 e 27 de setembro de 2018, serão ministradas as devidas avaliações discursivas.

De acordo com o que está registrado no edital, o conteúdo programático que comporá o roteiro das duas avaliações, objetiva e escrita, deste certame será o seguinte:



Estudos de criminologia; matéria de medicina legal; matéria de legislação estadual; estudos em realidade étnica; estudos sociais; matéria de história; matéria de geográfica; estudos sobre cultural; matéria de política e conteúdos em econômica do Estado de Goiás e do Brasil; matérias em cima de legislação penal e de direito processual penal extravagante; estudos sobre os conhecimentos em direito penal; em direito processual penal; em direito constitucional; em direito administrativo; direito civil e direito empresarial; em direito eleitoral; direito tributário e direito ambiental.

Nas demais fases por que devem passar todos os candidatos classificados serão realizados os devidos testes de aptidão física; a necessária avaliação médica; os exames e procedimentos em termos de teste psicotécnico; a devida investigação social em cima do histórico da vida pregressa de cada concorrente. Todos os participantes deverão seguir em um curso de formação profissional junto de análise de títulos ou diplomas, cujas datas ainda estão em processo de definição.

É importante observar que todas as etapas de que se compõe este processo de seleção serão realizadas na capital daquele Estado, ou seja, no município de Goiânia ou na cidade de Aparecida de Goiânia, localizada na Região Metropolitana de Goiânia. Portanto, os profissionais da área residentes em Goiás terão maiores chances de garantir um bom cargo, com estabilidade, sem necessitar sair de sua região de origem.

Deste modo, em conformidade com os dados registrados no edital deste concurso público, o concurso promovido pelo órgão da Polícia Civil do Estado de Goiás, o mesmo será válido por um período máximo de seis meses, podendo ser prorrogado por um período equivalente a mais seis meses, de acordo com o critério estabelecido pela Secretaria de Estado e de Segurança Pública da Administração Penitenciária daquela região do país. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário