Concurso MP MG 2018 – Inscrições, Vagas


Certame oferta 40 vagas para o cargo de Promotor de Justiça.

Quem pretende seguir a carreira pública em busca de uma boa remuneração e, inclusive, pela estabilidade do setor, pode conferir aqui uma ótima oportunidade de trabalho. No estado de Minas Gerais, o Ministério Público (MP MG) publicou no diário oficial do dia 1º de março (quarta-feira) o edital do seu 55º certame para provimento de vagas de Promotor de Justiça. Saiba outras informações a respeito do concurso público a seguir.

Sobre as oportunidades oferecidas no MP MG

O certame visa preencher 40 vagas para o cargo de promotor de justiça do Ministério Público do estado de Minas Gerais.


Do total de oportunidades anunciadas no edital, 28 são para ampla concorrência, 8 para pessoas que se autodeclaram negras e pardas e 4 para portadores de necessidades especiais (PNE).

A remuneração para os iniciantes na carreira é de R$26 mil.

Sobre os requisitos

Para concorrer é necessário ter diploma de curso de graduação em Direito, emitido por instituição de ensino superior, devidamente registrada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).



Além disso, há outras exigências: estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ser brasileiro, possuir 3 anos de atividade jurídica como Bacharel em Direito, no mínimo, estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos, ter aptidão mental e física e possuir idoneidade moral.

Como devo realizar minha inscrição?

Se você está interessado em participar do concurso público do MP de Minas Gerais, deve acessar o portal eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/DetalheConcurso.aspx?CodigoConcurso=1227 e efetuar o seu cadastro preliminar. O prazo teve início no dia 2 de março (sexta-feira) e terminará no dia 2 de abril (segunda-feira). O valor da taxa de participação é de R$ 261,25 e poderá ser pago nas agências bancárias até o dia 3 de abril de 2018 (terça-feira). Quem for registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá solicitar isenção do pagamento até o dia 8 de março (quinta-feira).

A banca responsável pelo certame é a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

Como a inscrição será exclusivamente pela internet, se algum candidato tiver dificuldade de acesso, poderá comparecer à Gerência de Concursos da Fundep, onde haverá um computador com acesso à rede. Anote o endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, número 6.627, na Unidade Administrativa II, que fica no 3º andar do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais na Pampulha, em Belo Horizonte.

Sobre as etapas do concurso do MP MG

Os concorrentes serão avaliados nas seguintes fases: 1) prova preambular – prevista para ocorrer no dia 6 de maio (domingo) a partir das 8h até o meio dia, 2) prova especializada – na qual os candidatos deverão elaborar uma peça processual e uma redação com 3 questões dissertativas, 3) exames psicotécnico e de saúde física e mental – cujos custos serão pagos pelos próprios candidatos, 4) prova oral – que estão programadas para início em 17 de outubro (quarta-feira) e terminarem em 31 de outubro (quarta-feira) e 5) avaliação de títulos – na qual serão consideradas as seguintes experiências: publicação de obras no ramo da ciência jurídica, como livros ou artigos, por exemplo, diploma de mestrado, doutorado, certificado de especialização, aprovação em concurso público, exercício de cargo público e atuação no magistério superior.

A data prevista para aplicação da segunda etapa corresponde ao dia 30 de junho (sábado) e dia 1º de julho (domingo) entre 8h e 11h e das 14h às 17h.

As disciplinas cobradas são: Direito Constitucional, Direito Financeiro e Tributário, Criminologia, Direito Civil, Eleitoral, Administrativo, Teoria Geral do Ministério Público, entre outras matérias.

Mais detalhes do certame do MP de Minas Gerais

O concurso público será válido por 2 anos, a contar da homologação do processo seletivo. É possível que haja prorrogação pelo mesmo período e a critério da instituição.

Veja mais informações do edital aqui www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/DetalheConcurso.aspx?CodigoConcurso=1227.

Por Melisse V.

Deixe o seu comentário