Concurso Marinha 2019 – Inscrições, Vagas


O concurso público em aberto é para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha. São 90 vagas abertas para o curso de formação.

Já pensou em mudar totalmente a sua carreira prestando um concurso? Concursos públicos são uma forma de garantir um bom salário e estabilidade, com a garantia de que não haverá demissões no setor. Além disso, também é possível garantir uma boa aposentadoria.

E se você já estava pensando em prestar um concurso público, a Marinha anunciou o concurso Corpo Auxiliar de Praças da Marinha. São 90 vagas para admissão ao concurso de formação para ingresso no corpo auxiliar.


A Marinha do Brasil publicou o edital através do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) para o concurso público para admissão ao curso de formação e também ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha, são cerca de 90 vagas para Cabos e são abertas para homens e também mulheres.

As vagas são destinadas para as seguintes áreas de atuação: Telecomunicações, radiologia médica, química, processamento de dados, motores, meteorologia, metalurgia, mecânica, marcenaria, gráfica, estatística, enfermagem, eletrônica, contabilidade e também administração hospitalar.

Os candidatos que desejam se aplicar a uma das vagas precisam ter, no mínimo, dezoito anos completos e no máximo 25 anos de idade completos até o primeiro dia de janeiro do ano de 2020. Além disso, também é necessário que o candidato tenha o ensino médio técnicos em alguma das áreas relacionadas.



Caso o candidato seja aprovado em todas as etapas do processo e seja convocado ao serviço dentro do número de vagas disponíveis, será necessário passar por um curso de formação, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA).

O curso de instrução tem a duração de 17 semanas e durante essas semanas o candidato passa a ser nomeado como Praça Especial. Ao término do curso e das 17 semanas, o candidato passa a ser nomeado Cabo do CAP.

Como realizar as inscrições para o Concurso da Marinha

As inscrições já estão abertas, sendo do dia 22 de julho até 16 de agosto deste ano. É também é feita através da internet, no site oficial da Marinha, o link www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Caso seja da preferência do candidato, também é possível realizar as inscrições de forma presencial. Para tal, é necessário que o candidato se apresente em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL), entre às 8h30 e 16h30 de dias úteis. Os endereços das organizações estão disponíveis ao final do edital oficial do Concurso.

O valor da taxa para fazer a inscrição é de R$ 75,00. Alguns candidatos poderão solicitar a isenção da taxa, em casos especiais. Sendo esses: o candidato é doador de medula óssea e registrado em entidades reconhecidas diretamente pelo Ministério da Saúde; o candidato pertence a uma família que se encontra registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal – com a condição direta de ter uma renda bruta familiar mensal inferior ou igual a meio salário mínimo nacional.

Sobre a prova do Concurso

O Concurso da Marinha será dividido em diferentes etapas. Sendo elas: uma prova objetiva; redação; verificação de dados pessoais; teste para aptidão física; inspeção da saúde do candidato; avaliação psicológica; verificação dos documentos; e por último um processo de heteroidentificação.

No dia da prova escrita, o candidato deverá chegar com o seu comprovante de inscrição e pagamento da taxa, um documento oficial com foto (de preferência original). Além de uma caneta transparente esferográfica da cor azul ou preta, um lápis e também uma borracha.

A previsão é que as provas escritas sejam realizadas ainda em outubro de 2019, mais especificamente na segunda quinzena do mês. Nos municípios de Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Belém (PA), Fortaleza (CE), Amapá (AP), Santarém (PA), Piauí (PI), São Luís (MA), Rio Grande, Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR), Brasília (DF), Santos, São Paulo (SP), Ladário (MS) e Manaus (AM).

A prova será composta de 50 questões relacionadas com a vaga em questão. A redação deverá conter entre 20 e 30 linhas, valendo 100 pontos. Serão aprovados os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões da prova e obtiverem uma nota de 50 pontos na redação, no mínimo.

Para mais informações acesse o edital oficial do concurso, https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=379.

Por Stephanie de Quadros

Concursos

Compartilhar:


Post Relacionado

Concurso ISS Betim MG 2019 – Vagas, Inscrições

A Prefeitura da cidade de Betim comunicou o edital do concurso ISS para Auditor Fiscal de Tributos Municipais. Surgiu uma nova oportunidade para mudança de carreira para os moradores da cidade de Betim, em Minas Gerais. No dia 13 de agosto a Prefeitura da cidade…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *