Concurso IBGE 2018 – 32 Vagas Temporárias


Certame oferta 32 vagas temporárias para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor.

Quem estuda para ser aprovado em concurso público pode conferir aqui uma boa notícia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou em 24 de novembro (sexta-feira) o edital do seu próximo processo seletivo. Caso tenha interesse em trabalhar nesse órgão, confira mais informações sobre o certame a seguir.

Inscrições

Para se cadastrar, os candidatos devem comparecer a um dos Postos de Inscrição, situados nos seguintes municípios dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul: Campo Novo do Parecis, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Rondolândia, Ribas do Rio Pardo, Comodoro, Tapurah, Nova Mutumm e Canarana. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira em horário comercial. O prazo tem início em 27 de novembro (segunda-feira) e vai até 8 de dezembro (sexta-feira).


Não haverá cobrança de taxa de inscrição e não serão aceitas inscrições online ou via Sedex.

Oportunidades

O edital do processo seletivo simplificado oferece 32 vagas temporárias para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor e há chances exclusivas para candidatos pretos e pardos e que sejam portadores de necessidades especiais (PNE). A remuneração ofertada varia entre R$ 1,6 mil e R$ 1,9 mil. Além disso, há os seguintes benefícios: auxílio alimentação, vale transporte e 13º salário.

Os aprovados serão contratados para trabalharem no Censo Agropecuário.



A jornada de trabalho corresponde a 40 horas por semana. O principal requisito para concorrer ao processo de seleção simplificada é ter escolaridade de nível médio.

Sobre a seleção

Os candidatos serão avaliados por análise de títulos que terá caráter classificatório. Confira os critérios a serem considerados para pontuação: certificado de conclusão de ensino médio completo, comprovação de graduação em curso e diploma de ensino superior.

O resultado será divulgado na data provável de 14 de dezembro (quinta-feira) e poderá ser verificado nesse site www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco/18295-2017-4-agente-censitario-municipal-acm-e-agente-censitario-supervisor-acs-complementar.html.

Atribuições

O agente municipal tem como responsabilidades: coordenar atividades censitárias, providenciar mapas das áreas onde haverá pesquisas, analisar relatórios gerenciais, transcrever e transmitir dados dos dispositivos móveis de coleta de dados, recepcionar a atender o público, entre outras tarefas.

Já o agente supervisor tem como atribuições: planejar e acompanhar a execução da coleta de dados, acompanhar o trabalho dos recenseadores, fazer registros administrativos, realizar carga e descarga dos dispositivos móveis de coleta de dados, organizar o treinamento dos recenseadores e atuar como instrutor, anotar as providências a serem tomadas para contratação, prorrogação de contrato e desligamento de membros da equipe, entre outras atividades.

Contratação

As convocações dos candidatos aprovados ocorrerão por e-mail, telefone e ou correspondência direta, por isso é importante que sejam cadastrados os contatos atualizados.

Quando for contratado, é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, título de eleitor e quitação eleitoral, certificado de reservista, caso seja do sexo masculino, comprovante de inscrição do PIS/PASEP, comprovante de residência, declaração de bens e rendimentos ou declaração de isento, apresentada à Receita Federal do Brasil (RFB), atestado de sanidade mental e física e duas fotos 3 x 4 recentes.

A expectativa é de contratação a partir de 15 de dezembro (sexta-feira). Os contratos terão vigência de 30 dias e podem ser prorrogados por apostilamento, podendo durar até 7 meses.

Mais detalhes

O prazo de validade desse processo seletivo é de 2 anos e pode ser prorrogado por mais 2, uma única vez, a contar da homologação e a critério do IBGE.

Os recenseadores serão avaliados mensalmente com relação à produtividade, assiduidade e cumprimento dos prazos estabelecidos.

Para saber mais detalhes sobre a seleção simplificada, acesse o site do IBGE (www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco/18295-2017-4-agente-censitario-municipal-acm-e-agente-censitario-supervisor-acs-complementar.html) e vá ao campo Trabalhe Conosco. A referência do edital e nº 4 de 2017.

Por Melisse V.

Deixe o seu comentário