Concurso Exército 2019 – Vagas, Inscrições


Novo processo seletivo público do Exército Brasileiro está oficialmente aberto com a oferta de 450 vagas para Cadetes.

Trata-se de certame promovido pelo Comando do Exército, cujo período de inscrição já está aberto. Este é o novo concurso público destinado ao preenchimento de cargos na Escola Preparatória de Cadetes.

Conforme os dados do documento de edital, que foi publicado no Diário Oficial da União, estão sendo disponibilizados em torno de 450 postos, dos quais 400 estão reservados aos candidatos e 50 postos para as candidatas. Deste quantitativo de cargos, 90 estão destinados ao programa de cotas para candidatos afrodescendentes.


Todos os concorrentes selecionados neste certame do EsPCex, edição de 2019, serão conduzidos ao início do Curso de Formação e de Graduação de Oficiais para Carreira na Linha de Ensino Militar Bélico, ou CFO-LEMB.

Todas as pessoas interessadas em participar desta seleção deverão preencher alguns requisitos:

A – ser cidadão brasileiro nato, em idade entre 17 e 22;

B – estar com o ensino médio concluído ou já estar cursando o 3º ano do mesmo;



C – possuir estatura de 1,60m, com relação aos homens, e de 1,55m, para as mulheres.

Conforme os dados oficiais contidos na tabela de vencimentos, a remuneração atual, ao longo do curso está no valor de 1.044 reais, subindo para o valor de 1.066 reais, no final deste mesmo curso.

Sobre o cadastro de inscrição, seguem as informações:

Todas as pessoas interessadas em participar, e que preencham os requisitos básicos, deverão efetuar suas inscrições entre os dias 7 do mês de maio e 6 do mês de junho de 2019, por meio do site oficial da EsPCEx: www.espcex.eb.mil.br. O valor taxa está estipulado em 90 reais.

O itinerário de testes deste Concurso Exército, de 2019, segue abaixo:

Este processo seletivo possui abrangência nacional e consistirá em fases de verificações sobre os requisitos intelectuais, em saúde, condições psicológicas e físicas, finalizando com a análise documental.

Deste modo, seguem as fases:

A – etapa primeira: o Exame Intelectual, que será realizado em caráter eliminatório e classificatório, obrigatório para todos os candidatos, homens e mulheres;

B – etapa segunda: (1) a necessária Inspeção da Saúde, que será de caráter eliminatório, sendo efetuada somente sobre o candidato aprovado no EI, ou classificados majorados; (2) o necessário Exame sobre a Aptidão Física, em caráter eliminatório, sendo efetuada somente sobre o candidato aprovado no EI e no IS; (3) a necessária Avaliação Psicológica, em caráter eliminatório; sendo efetuada somente sobre o candidato aprovado no EI, que deverá estar apto na IS e também no EAF; (4) a necessária comprovação de requisitos para essa matrícula, em caráter eliminatório, sendo efetuada somente sobre o candidato aprovado no EI, no IS, também no EAF, na avaliação psicológica, na própria Comissão de Heteroidentificação Complementar (neste caso, somente para os candidatos autodeclarados afrodescendentes, na inscrição), que esteja devidamente classificado no número de postos previstos nesta portaria do departamento do Estado Maior do Exército, ou EME.

Informações sumárias:

Este é o novo Concurso para provimento de postos na Escola Preparatória de Cadetes; a função de banca organizadora está nas mãos do Exército; o nível de formação escolar exigida é de ensino médio; a quantidade oficial de postos disponíveis é de 450; o valor do salário inicial é de 1.044, subindo ao longo do curso; o período de inscrições oficial iniciou no dia 7 de maio e terminará no dia 6 de junho, deste ano de 2019; a taxa de inscrição está estipulada no valor de 90 reais; as provas serão ministradas entre os dias 28 e 29 do mês de setembro de 2019.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso

Compartilhar:


Post Relacionado

Concurso ISS Betim MG 2019 – Vagas, Inscrições

A Prefeitura da cidade de Betim comunicou o edital do concurso ISS para Auditor Fiscal de Tributos Municipais. Surgiu uma nova oportunidade para mudança de carreira para os moradores da cidade de Betim, em Minas Gerais. No dia 13 de agosto a Prefeitura da cidade…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *