Concurso Detran-CE 2018 foi Autorizado


Certame contará com vagas para os cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes.

Nos últimos dias estão sendo anunciados muitos concursos para diferentes órgãos públicos para preenchimento de vagas para o próximo ano. E um dos últimos concursos divulgados foi o do Detran do Ceará, que pretende ocupar mais de 200 vagas em diferentes setores dentro do órgão. Essa é uma grande oportunidade para você que está procurando uma mudança em sua vida profissional e quer se estabilizar no mercado de trabalho.

O edital do concurso para o Detran do Ceará ainda não foi divulgado. Mas, alguns veículos do estado já deram algumas informações sobre a prova. Segundo as informações, as vagas devem ser para os seguintes cargos: Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes. Não foram divulgadas quantas vagas serão destinadas para cada cargo.


O processo seletivo deve contar com apenas duas fases. A primeira uma prova objetiva e a segunda um curso de formação para que o candidato exerça a função. Na prova objetiva, devem constar perguntas de matérias gerais e conteúdos específicos.

Para as provas de Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes esses devem ser os assuntos cobrados:

– Específica: Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros; Resoluções do CONTRAN (não se pode afirmar até que número); Código Brasileiro de Trânsito e Legislação.



– Gerais: Atualidades; Raciocínio Lógico e Língua Portuguesa.

Os 300 primeiros colocados vão passar para a próxima fase, que é o curso de formação, lembrando que as duas fases são de caráter classificatório e eliminatório.

Já o curso de Formação de Profissionais tem uma carga horária de 120 horas. E os conteúdos ensinados em casa aulas, vão ser divididos por módulos que são:

● Procedimentos Administrativos;

● Aspectos Legais (Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal);

● Direção Defensiva;

● Noções de identificação de Veículos e da Documentação:

– Inspeção Veicular.

● Técnicas de Operação e Fiscalização de Trânsito (autuação e procedimento):

– Monitoramento do Trânsito e Técnica de Abordagem.

● Legislação de Trânsito;

● Noção integrada do Sistema de Transportes:

– Técnicas de Operação e Fiscalização de Transportes (autuação e procedimento).

● Regulamento de Transportes Regular e Regular Complementar;

● Desenvolvimento de Competências Humanas:

– Capacitação Física.

– Ética no Serviço Público e Cidadania.

– Psicologia aplicada ao Trânsito e ao Transportes.

– Relações Humanas.

A prova do Detran segue algumas especificações e características por ser um órgão público e ter algumas normas gerais. Devido a isso, acredita-se que essas devem ser as matérias cobradas na prova objetiva e os conteúdos ensinados em sala durante o curso de formação. Não foram divulgadas informações como datas da prova, horário, local, taxa de inscrição, e as outras datas do processo seletivo. O objetivo é que após, a realização do concurso, que deve acontecer nos próximos meses, os aprovados comecem o curso o mais rápido possível. É de extrema importância que o candidato tenha a Carteira de Habilitação Nacional nas categorias A e B, ou seja, de motocicletas e automóveis. Se tiver de outras categorias ainda melhor. A banca examinadora do concurso ainda não foi escolhida, as bancas estão sendo escolhidas.

O último concurso realizado pelo Detran do Ceará foi no ano de 2006 e desde então o órgão não realizou mais nenhum. Devido a isso e a baixa no quadro de funcionários da entidade, agora é necessário realizar mais um. Na época, cerca de 200 pessoas foram escolhidas e os cargos oferecidos também eram para Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes.

O concurso contou com as duas fases seletivas, mencionadas acima. A prova objetiva teve cerca de 50 questões. E também foi oferecido o curso de formação profissional para os melhores colocados na etapa anterior.

Até agora são essas as informações divulgadas, se você se interessou e quer saber, acesse com certa frequência o site do Detran do Ceará, que pode ser visitado através deste endereço: http://portal.detran.ce.gov.br. Pois, lá vão estar todas as novidades.

Boa sorte!

Por Isabela Castro



Post Relacionado

Concurso ISS Betim MG 2019 – Vagas, Inscrições

A Prefeitura da cidade de Betim comunicou o edital do concurso ISS para Auditor Fiscal de Tributos Municipais. Surgiu uma nova oportunidade para mudança de carreira para os moradores da cidade de Betim, em Minas Gerais. No dia 13 de agosto a Prefeitura da cidade…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *