Banca Organizadora do Concurso da Prefeitura de Uberlândia 2019


Fundep deverá ser a responsável pela organização do concurso. Edital deverá ser publicado em breve.

Novo certame público está sendo preparado para o Estado de Minas Gerais, neste primeiro semestre de 2019. Trata-se do novo processo seletivo que será promovido por meio da Prefeitura da cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. A estrutura deste evento de seleção de profissionais está em processo de formação, no sentido de se tornar o próximo concurso público para aquela região.

O anúncio inicial deste novo certame se deu a partir do dia 24 do mês de abril, por meio da publicação, no diário oficial, do título da instituição que será contratada como banca organizadora, a qual estará sob a responsabilidade da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, ou Fundep.


Entretanto, por estar em fase inicial de preparação, são poucas as informações e detalhes. Por exemplo, ainda não há notícias sobre a quantidade de vagas, quais cargos serão preenchidos, datas de provas, conteúdo programático, itinerário de fases, entre outros detalhes, que serão confirmados nas próximas semanas por meio da própria prefeitura da cidade Uberlândia, embora haja uma confirmação prévia de que, possivelmente, as vagas se destinem a cargos do setor de educação.

Portanto, mesmo sem mais detalhes, já está confirmado, ao menos, que este processo de seleção será realizado neste mesmo ano de 2019.

Este novo concurso público deverá ser efetivado como retorno à recomendação do próprio Ministério Público, o MP de Minas Gerais, a partir do mês de outubro, que determina o prazo fixo de 60 dias para dar curso inicial ao novo certame, levando em conta que houve o desastroso cancelamento do último processo seletivo, da mesma prefeitura, que seria realizado no ano de 2016, com meta de preenchimento de 643 postos efetivos.



Devido a esta situação, foram promovidas, posteriormente, diversas contratações em regime de tipo temporário. O motivo daquele cancelamento, naquela ocasião, surgiu em decorrência de algumas irregularidades registradas no próprio edital, as quais foram constatadas por autoridades do Tribunal de Contas da União, o TCU.

Temos que aguardar os próximos passos.

O histórico do certame anterior registra mais as seguintes informações:

O processo seletivo que seria realizado no ano de 2016, mas terminou sendo cancelado (conforme indicam os fatores acima mencionados), previa a disponibilização e preenchimento de uma grande quantidade de postos efetivos no setor de educação. As vagas se destinariam às seguintes funções:

No cargo de professor II, que exige formação em nível superior, e na função de educador infantil, que também exigem formação em nível médio.

Para os candidatos com escolaridade em nível fundamental, a maior quantidade de vagas se destinaria ao cargo na função de auxiliar em setor de serviços administrativos públicos.

Entre outros tipos de cargos, foram abertas, inicialmente, vagas para as seguintes funções:

No setor de auxiliar operacional em serviços públicos; na função de assistente auxiliar de serviços públicos; na função de assistente operacional para serviços públicos; na função de auxiliar operacional para os serviços públicos; na função de auxiliar do setor de saúde pública; na função de agente fiscal; na função de assistente para a saúde pública; na função de instrutor de línguas de sinais; na função de técnico para o serviço público; na função de músico municipal; na função de advogado; na função de analista para o desenvolvimento urbano; na função de auditor fiscal tributário e na função de especialista em educação.

Os cargos certamente abrangem todas as classes de profissionais, ou seja, com ensino fundamental, médio e superior.

Deste modo, é possível esperar um edital com essa mesma grade de cargos. Entretanto, ainda nada foi confirmado.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Post Relacionado

Concurso CRO AC 2019 – Vagas, Inscrições

Certame do CRO-AC recebe inscrições dos interessados em suas vagas até o dia 15 de agosto de 2019. O CRO-AC, Conselho Regional de Odontologia do Acre, abriu edital de concurso público para provimento de novas vagas. Os cargos são para a cidade de Rio Branco…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *