Banca Organizadora do Concurso da Polícia Civil PA 2018


Seleção deverá ofertar 11 vagas para técnicos.

A Polícia Civil é uma das instituições que mais realizam concursos públicos por todo o país. Isso se deve a importância do seu trabalho que reflete diretamente na quantidade de profissionais que se precisa para compor o quadro de funcionários de uma organização como essa. E se você tem o desejo de participar de um dos processos admissionais da PC, saiba que a instituição do estado do Pará já está preparando um novo certame para a contratação de novos servidores. Esse certame conta com uma mudança pontual em relação aos anteriores já realizados pela Polícia Civil do Pará. Para conhecer todos os detalhes leia o texto abaixo.

A respeito do número de vagas e outras informações importantes sobre esse processo de contratação

Como comentado anteriormente, esse novo certame vai contar com uma diferença quando comparado aos concursos anteriores. Essa mudança é em relação ao número de vagas disponíveis. De acordo com o que foi divulgado, vão ser 11 novas vagas abertas. Visto que, em outras edições eram oferecidas mais de 100 cargos. Essas novas oportunidades são para cargos mais pontuais. Pois, vão ser contratadas pessoas para atuarem nas seguintes funções: 01 vaga para técnico em gestão de informática em engenharia de sistemas, 01 oportunidade também para técnico em gestão pública no setor de contabilidade e 09 vagas para técnico em gestão pública na área de assistência social.


O edital definitivo ainda não foi divulgado. Mas, se tem algumas informações já confirmadas. Por exemplo, os interessados precisam ter diploma universitário de alguma instituição de ensino superior do Brasil. O salário deve ser a partir de R$ 2.700,00. Além disso, a banca organizadora já foi escolhida, a Assessoria em Organização de Concursos Públicos, a AOCP foi nomeada para isso. Todas as etapas do processo seletivo vão ser realizadas na capital do estado, a cidade de Belém. A expectativa é que em poucos dias a AOCP deve divulgar o edital referente a este concurso público. Assim todos os dados vão ser confirmados e os interessados podem se preparar de forma mais direcionada. Pois, dentre as informações que vão ter acesso está à bibliografia e outros pontos importantes.

Sobre as avaliações que são comuns na Polícia Civil para a escolha de novos servidores

Um ponto que não deve divergir muito em relação aos outros concursos públicos realizados pela Polícia Civil do Pará é em relação aos métodos avaliativos impostos sobre os inscritos. Isso deve acontecer pois essas instituições já contam com avaliações mais padrões para escolher seus funcionários e assim manter uma coerência. Obviamente, pode-se variar o número de questões ou um assunto o outro. Mas, as características de cada uma das provas deve ser manter.

Levando em consideração, a última seleção organizada pela PC do Pará, que ocorreu no ano de 2016. Os inscritos participaram de cinco avaliações distintas. Os participantes do novo processo seletivo também devem ser submetidos às mesmas provas. Confira como foi montado o processo seletivo realizado há dois anos:



01ª avaliação: prova de múltipla escolha com 80 perguntas sobre: noções de medicina legal, legislação especial, direito processual penal, direito penal, direito constitucional, direito administrativo, raciocínio lógico, noções de informática e língua portuguesa. Apenas as temáticas de raciocínio lógico e noções de informática tinham cinco questões, o restante dos assuntos contou cada um com o total de 10 perguntas. Cada questionamento podia variar entre 0,5 e 2,0 pontos. Primeira etapa de caráter eliminatório e classificatório.

02ª avaliação: prova de aptidão física.

03ª avaliação: exame médico.

04ª avaliação: exame psicológico.

05ª avaliação: investigação criminal e social.

Da segunda adiante todas as provas tiveram o caráter eliminatório. No edital, tinham-se todos os pontos especificados abordando o que se avaliava em cada uma das demais etapas.

A diferença entre o certame atual para o do ano de 2016 foi que no edital de dois anos atrás foram oferecidas 650 novos postos de trabalho. Sendo 20 vagas para papiloscopista, 150 para delegado, 180 para escrivão de polícia e também 2300 oportunidades para investigador.

Para acompanhar as novidades referentes ao concurso público da Polícia Civil do Pará você pode acessar um dos seguintes sites: http://www.policiacivil.pa.gov.br/ ou http://www.aocp.com.br/.

Boa sorte!

Isabela Castro.

Deixe o seu comentário