Banca do Concurso da Secult-CE 2018 é Contratada


Concurso público contará com 132 vagas de nível superior.

Os preparativos para o primeiro concurso da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará estão bem avançados, já foi confirmado no dia 17 de abril, através do governador do estado Camilo Santana. Mediante ao fato que o órgão contratou sua banca organizadora que realizará o certame, e será a Funece.

Conforme foi anunciado anteriormente, através do governador, esse certame deverá preencher por volta de 132 vagas. Não foi revelado muitos detalhes até agora sobre esse processo seletivo, só que essas oportunidades serão distribuídas em carreiras diversas que exigem nível superior completo.


Alguns desses cargos para o concurso realizado da Secult do estado do Ceará no ano de 2018 serão nas áreas de arquitetura, audiovisual, administração, artes cênicas, contabilidade, biblioteconomia, direito, engenharia, economia, história, mídias digitais, letras, museologia, pedagogia e música.

O seu edital não deverá demorar muito para ser oficialmente publicado, ainda mais pelo motivo que a previsão de seu início seria para o mês de junho.

No seu último discurso, o governador Santana, disse o seguinte: “O órgão é a secretaria mais antiga em todo país, ele possui mais de 50 anos, porém, nunca foi realizado que seja um concurso público. A partir de hoje, estarei autorizando sua abertura nessa seleção. Estaremos com uma consultoria realizando todos os estudos que serão necessários. Será ao todo 132 vagas para sua Secretaria de Cultura. O seu processo já foi para a Seplag, e iremos pedir a autorização para a Assembleia Legislativa para assim poder realizar a prova. Esse será um ótimo presente para a nossa cultura do Estado, e iremos valorizar ainda mais nossas raízes”.



A Secretaria de Cultura no Estado do Ceará, que foi criada através da lei nº 8.541, no dia 9 de agosto do ano 1966, quando foi desmembrada da Secretaria da Educação, na época pelo governador de Estado, o Virgílio Távora, e foi publicada através de Diário Oficial em 10 de agosto do ano de 1966, sua vigência foi a partir do dia 1º de janeiro do ano de 1967, no governo do Plácido A Castelo. Essa lei nº 8.577, em 30 de setembro do ano de 1966, foi assinada pelo até então governador Plácido A Castelo, que foi publicada em Diário Oficial na mesmo data, em um de seu art. 6º, e antecipa sua vigência na lei nº 8.541 para a data de 11 de setembro do ano de 1966, sendo que esta data se tornou oficial na implantação da nova Secretaria de Cultura no Estado do Ceará.

Fazendo assim com que essa secretaria fosse criada, podendo desde então realizar vários projetos e eventos, colaborando assim com que a cultura fosse implantada no Estado como um todo.

Com projetos sócio educativos e eventos para a comunidade mais carente, além de grandes eventos como show, palestras, eventos de diversas vertentes e variações musicais entre outras muitas atividades que foram realizadas ao longo desses anos.

Se você possui formação em uma das áreas citadas acima, fique atento e não perca nenhum detalhe desse concurso, pois essa será uma grande oportunidade de ingressar em uma ótima carreira pública. Podendo assim colaborar de uma forma muito efetiva com toda sociedade cearense.

O Estado oferecerá grandes oportunidades de você desenvolver um bom papel nessa área que com certeza está muito carente em todo país.

Se você gosta de se envolver em projetos culturais e eventos sócio educativos, essa é sua grande oportunidade de engajar nessa carreira e fazer desse hobby sua profissão. E com isso poder colaborar de forma objetive e muito efetiva na comunidade em que você vive.

Não deixe de conferir os sites de concursos para não perder nenhum detalhe desse processo seletivo.

Ricardo Ferreira Rodrigues

Deixe o seu comentário